Seminário Memórias do Corpo

30/07/2019 10:03

     

 

Apresentação

Quais impressões são grafadas a ferro e fogo no corpo? Quais tatuagens de identidade, de trauma, de memórias inscrevem-se na pele dos sujeitos? De que maneira o corpo pode tomar peso, materialidade, visibilidade nas representações artísticas e literárias ou nos relatos de testemunho? Como lidar com os espaços exteriores e interiores das memórias formadas nos contextos de raça, sexualidade, gênero, deficiência, classe? Como se dá o entrecruzamento entre lugares de fala, biografia, memória e afetos?

Para a perspectiva pós-moderna, vivemos em um tempo de amnésia imediata, fruto de uma civilização baseada na imagem (Warburg, Baudrillard, Morin, Boehm, Bredekamp, Merleau-Ponty, Lacan, Žižek), na informação, no jornalismo, nas mídias sociais, nas tecnologias. Ao mesmo tempo observamos a omnipresença do corpo como objeto sexual e o apagamento do sensual. As representações de prazer e de dor na mídia trazem uma ilusão de intensidade (Sennett) fazendo das vivências cotidianas inscritas nos corpos materiais aparentemente mais pálidas. A comunicação parece ganhar uma dimensão mais célere, os conteúdos são absorvidos de modo vertiginoso, muitas vezes sendo descartados prontamente. O tempo da experiência, associado ao caráter épico da sabedoria, é transformado e transmutado em vivência (Benjamin). O modo como os sujeitos experienciam o tempo presente também é afetado. Passado, presente e futuro coexistem de forma paradoxal no espaço físico e simbólico fragmentados, é o que os museus de arte contemporânea parecem atestar. Assim, em busca de reavivar o debate sobre a memória e sua importância nas construções identitárias, políticas e afetivas, o Seminário Memórias do Corpo pretende articular e compartilhar saberes e práticas acerca da memória, almejando um diálogo interdisciplinar com diferentes campos de estudo e uma perspectiva interseccional na análise do corpo.

As questões levantadas pretendem ser o alvo sobre o qual se debruçará este Seminário Memórias do Corpo, atividade organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, com apoio do Núcleo Literatual e NuLIME, e parcerias com o IEG e o LEGH.

 

Objetivo geral

Propor debates conceituais sobre memória e corporalidade no âmbito dos estudos acadêmicos.

Objetivos específicos

Investigar e debater o tema da memória e do corpo nos eixos temáticos do seminário.

Incentivar a circulação de saberes acadêmicos e a produtividade bibliográfica de estudantes de pós-graduação e pesquisadores/as.

 

Eixos temáticos

Os eixos temáticos orientadores da programação – composta por conferências, mesas-redondas e comunicações orais – são arrolados abaixo (descrever as possibilidades de cada eixo):

Memória, corpo e afetos:
incursões teóricas acerca de complexos corporais, dos prazeres do corpo, das afetividades etc.

Memória, corpo e arquivo:
incursões teóricas acerca de testemunho, relatos de si, história oral, memórias da ditadura, arquivos literários etc.

Memória, corpo e estética:
incursões teóricas acerca dos enquadramentos do corpo nas artes (música, literatura, artes visuais, dança, cinema, teatro, fotografia), da ideia de beleza e feiura, do grotesco e do sublime, carnavalização etc.

Memória, corpo e política:
incursões teóricas acerca de corpos excluídos, deficientes, invisibilizados, oprimidos, torturados, limitados, etc.

Memória, corpo e mídia:
incursões teóricas acerca do impacto da cultura de massas nas configurações do corpo, do corpo pós-humano, da ilusão social dos reality shows etc.

 

 

O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2019, no Auditório Henrique Fontes, Sala Carlos Drummond de Andrade e Sala Hassis, localizadas no prédio B do CCE, Universidade Federal de Santa Catarina.

As inscrições para comunicação estarão abertas de 12 de agosto a 30 de setembro de 2019. O resultado dos trabalhos aceitos será divulgado em 4 de outubro no site do evento.

 

Agradecemos a artista visual polonêsa Beata Ewa Białecka por gentilmente nos ter concedido as imagens que compõem a identidade visual do evento.

http://www.bialecka.pl/en