Conferência de abertura

TERRITÓRIOS DAS CORPORALIDADES EM DESLOCAMENTO: AS FRONTEIRAS DE UM CORPO INQUIETO

Corpos em constante movimento marcando territórios, desterritorializando, transpondo fronteiras, reterritorializando em ambientes outros e em ambientes mesmos. Corpos de carne e osso, de algoritmos, de bronze, de tinta, de látex, fazendo história e, também, passando desapercebidos e invisibilizados. Somos tantos, de tantas formas, transformados e deformados, atravessados pela cultura, pela comunicação, pela arte, pela política, pela tecnologia, pela geografia, pela medicina, pela história. A abordagem da temática do corpo começa sempre pelo meio. E, assim, a proposta é desenhar um mapa que ofereça contornos da dimensão cultural do corpo na conexão com aspectos da memória e dos processos de semiose, inevitavelmente, delineando paradigmas estéticos, midiatizações reguladoras e homogeneização ocidental. Todavia, a ilustração desse mapa passa por platôs como o das corporalidades políticas e por linhas de fuga como as dos corpos periféricos para tensionar o reencontro com o corpo.

A conferência de abertura será pronunciada pela professora pesquisadora Nísia Martins do Rosário, no dia 28 de novembro, às 8h45, no Auditório Henrique Fontes (Bloco B, do CCE).

Sobre a conferencista

É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestre em Semiótica pela Unisinos (1997) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Vice-presidente da COMPÓS (2019-2021), coordenadora do GP Semiótica da Comunicação da INTERCOM (2019/2020), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM/UFRGS (2015-2016). Coordena o Núcleo de Pesquisa Corporalidades. Membro dos grupos de pesquisa GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Cultura da Comunicação) e PROCESSOCOM (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção). Participa da Rede Iberoamericana de Investigación en Comunicación y Feminismo para la Justicia Social (IBERFEMCOM). A ênfase de suas investigações é a Comunicação Visual, com atuação nos seguintes temas: corporalidades, gênero, imagem, linguagens, semiótica, cultura e metodologia. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2853896182203821

Data: 28 de novembro  |  Horário: 9h |  Local: Auditório Henrique Fontes (Bloco B/ CCE)